× Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
POETIZANDO pra NÃO ir PIRANDO
Sentimentos, Poesias...Percepções ...São todos os dias
Textos
OCUPAÇÃO ARTÍSTICA EM DEFESA DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA RESTINGA DE MARICÁ E O TERRITÓRIO DE ZACARIAS 🌵
E assim foi a nossa 1° OCUPAÇÃO ARTÍSTICA EM DEFESA DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA RESTINGA DE MARICÁ E O TERRITÓRIO DE ZACARIAS 🌵

Neste fim de semana,ocorreu a primeira Ocupação Artística de Maricá.

Calorosamente nos reunirmos na roda de diálogos e escuta, onde ouvimos os relatos de Alcenir Marins e Vilson Ronga sobre a longa luta do “Tostão contra o Milhão”, enfrentamentos que ocorrem desde a década de 70, para defender seu território pesqueiro que se estende em torno da Lagoa Grande de Maricá e o mar. 

Diferentes artistas e personagens populares se uniram ao ideal de preservação da APA da Restinga de Maricá. Teve literatura de Cordel. Teve Contação de história. Teve música e poesia, cantoria e alegria, para somarmos força a essa grande luta.

A Apa da Restinga de Marica constitui-se num Patrimônio Histórico Ambiental. Berço de diversos tipos de peixes e sustentáculo de aves migratórias. Não à toa, é a Restinga com maior números de estudos acadêmicos nacionais e internacionais.

A preservação dessa área é de fundamental importância para a natureza que brota ali e se expande: cactáceas, bromélias, orquídeas, além de uma fauna e flora endêmicas. São 19  espécies únicas no mundo inteiro. Nesse espaço conviveu em harmonia a Colônia de pescadores de Zacarias, que desenvolveu, ao longo dos anos, técnicas únicas de pesca e de uso de materiais naturais para pesca, remédios e artesanato.

No entanto, o poder econômico vem assolando a liga da defesa desse território, dividindo a comunidade através de propostas, enfraquecendo o movimento que até hoje garantiu que aquela área ficasse livre de grandes construções.  Agora, o  empreendimento Maraey propagandeia enganosamente o apoio dos pescadores, ostentando OUTDOORS com propaganda enganosas. E intervém no território sem nem mesmo terem legitimidade ou licença.

A luta jurídica prossegue. Mas agora, junto com ela se somará as OCUPAÇÕES ARTÍSTICAS, que visam dar luz à essa situação. Venha conosco defender esse território de usufruto de todos!

Não a construção do RESORT na APA da RESTINGA de MARICÁ! Não a propagação da construção civil! Sim ao Patrimônio Ambiental! Sim ao Patrimônio Histórico Cultural!

Junte-se a essa luta!
https://www.instagram.com/p/CXyzU0CpJG3/?utm_medium=share_sheet

#flaviavalencalimapoeta
Flavia Valença
Enviado por Flavia Valença em 23/12/2021
Alterado em 27/01/2022
Comentários